top of page

Colóquio Internacional

Professor Manuel Sérgio : Obra e pensamento

Realizar-se-á, nos próximos dias 20 e 21 de março de 2017, o Colóquio Internacional Professor Manuel Sérgio: Obra e Pensamento.

 

Esta iniciativa, que terá lugar na Assembleia da República (Sala do Senado) e na Fundação Calouste Gulbenkian (Auditório 2), visa contribuir, de forma significativa, para o aprofundamento do pensamento e da obra deste eminente vulto da cultura portuguesa contemporânea, prestando igualmente uma justa homenagem ao Professor Doutor Manuel Sérgio.

 

 

Professor Manuel Sérgio

por Miguel Real

 

A obra filosófica e pedagógica do Professor Doutor Manuel Sérgio (1933) concentra-se na introdução em Portugal da Ciência da Motricidade Humana, substituta da antiga e artesanal “Educação Física”.

 

Este acontecimento, pode considerar-se, do ponto de vista da história da ciência em Portugal, como uma autêntica “revolução epistemológica” no campo das ciências sociais e humanas, dotando o objeto de estudo “corpo humano” de um verdadeiro estatuto científico.

Na sua tese de doutoramento na Universidade Técnica de Lisboa, em 1986, intitulada Para uma Epistemologia da Motricidade Humana (ed. Compendium, 2000, 3.ª ed.), momento fulcral do início da atribuição do estatuto de ciência às atividades físicas (dança, ergonomia, desportos, reabilitação física, gestão do desporto…) em 

Portugal, Manuel Sérgio faz evoluir a análise do desporto de um paradigma cartesiano, assente na diferenciação radical entre corpo e espírito, para um paradigma da “complexidade” dirigido à totalidade da pessoa humana como praticante desportivo, introduzindo assim elementos filosóficos, sociais e culturais na análise da atividade desportiva, abandonando a antiga análise fundada exclusivamente em elementos quantitativos de rendimento físico, de recordes, de competição individualista.

 

Para além de uma contínua pedagogia exercida em universidades de diversos países estrangeiros (Espanha, Brasil, Chile…), Manuel Sérgio foi igualmente fundador da Sociedade Internacional de Motricidade Humana. Esta sua atividade internacional foi compendiada no livro Pensar y Transformar: Un Legado de Manuel Sérgio (Espanha-Colômbia, 2015), com o contributo de 15 especialistas internacionais nas ciências do desporto.

Com cerca de duas dezenas de livros publicados após a edição de Para uma Nova Dimensão do Desporto (1974), sua primeira obra nesta área, toda a atividade teórica e prática de Manuel Sérgio tendeu a promover a humanização do desporto, introduzindo não só elementos científicos na sua análise e no seu estatuto, dominados até então por conhecimentos técnicos avulsos, como elementos espirituais (mas não metafísicos), elevando as ciências da motricidade a um verdadeiro plano cultural em Portugal.

bottom of page